UEM (União Espírita Mineira) realiza o 97o encontro do COFEMG
Sob a coordenação do presidente da UEM Alisson Pontes e do vice-presidente José de Ávila Neto, realizou-se nos dias 5 e 6 de junho de 2021 mais um encontro do Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais (COFEMG), através da plataforma google meet devido à pandemia da COVID 19.
Estiveram presentes mais de 60 pessoas, dentre elas a maioria dos presidentes e vice-presidentes dos 28 Conselhos Regionais Espíritas, secretários (as), coordenadores de área estadual e convidados.
Como acontece nesses encontros foram apresentadas algumas situações do Movimento Espírita do estado de Minas Gerais.
Após os avisos gerais do presidente fizeram uso da palavra a coordenadora da Área de Estudo do Espiritismo (AEE) Virgínia Freitas, o coordenador da Área de Estudo do Evangelho de Jesus, Antônio Neto “Netinho” e a presidente do 19o CRE Ayla. Eles apresentaram a importância do Evangelho na Casa Espírita encerrando com uma experiência ocorrida nos Centros Espíritas do referido CRE, emocionando a todos.
As coordenadoras da Área de Comunicação Social Espírita Alessandra Castro e Daysi Franca apresentaram a forma correta de se divulgar o logotipo da UEM e do COFEMG nos eventos espíritas, assim como a necessidade de se pedir autorização para fazê-lo. Disponibilizaram as lives dos cursos e palestras que têm ocorrido na UEM para aqueles que quiserem retransmitir em sua região.
Anunciaram que em breve haverá um site do COFEMG para que se publiquem as atividades das 5 regiões do estado, para que todos possam conhecer como está o Movimento Espírita em todo o estado.
Em seguida o presidente do 23o CRE Vladas Urbanavícius Jr e seu vice Carlos Gomes apresentaram um plano de trabalho realizado por esse CRE. Vladas apresentou uma pesquisa realizada junto ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em relação à quantidade de Espíritas nas 53 cidades que estão sob a responsabilidade desse CRE, dividindo pelo número de habitantes e chegando ao número de Espírita per capta. Com esses dados partiu-se para a realização de várias atividades em algumas dessas cidades ou pela internet, ações essas apresentadas por Carlos Gomes, bem como algumas que ainda se encontram em planejamento.
Após o almoço o vice-presidente do 10o CRE de Belo Horizonte Brasil, juntamente com o Alexandre da equipe da ACSE apresentaram um trabalho que tem sido desenvolvido sobre o estudo demográfico e o mapeamento geográfico das cidades e seus respectivos CRE, que será postado no site do COFEMG para pesquisa dos interessados.
Ao final do dia a coordenadora da Área de Infância e Juventude Zu Moraes, juntamente com Igor Gaigher apresentaram o projeto que tem sido coordenado por eles “Mobilização Infanto Juvenil”, assim como os preparativos para o encontro de juventude - CONBRAJE (Confraternização Brasileira de Juventudes Espíritas), a ser realizado em nível nacional.
No domingo pela manhã o encontro continuou com o ajustamento administrativo das questões de documentação, apresentado pela secretária Roberta Carvalho e com os depoimentos dos presidentes dos CRE sobre situações que têm vivenciado em suas regiões.
O encontro terminou em clima de fraternidade e alegria com um saldo positivo de que, apesar da situação mundial, o Movimento Espírita continua com suas atividades em prol de um mundo melhor, começando por cada um dos envolvidos.
Comentários
Postar um comentário