SETESM tem sua 5a realização.

 

Pelo quinto ano consecutivo foi realizado dia 24/10/2020 o SETESM - Seminário de Ética e Espiritismo do Sul de Minas. Esse evento tem como objetivo reunir espíritas e simpatizantes para que busquem, juntos, propostas para um mundo melhor, com mais humanismo e espiritualidade.

Neste ano houve uma inovação, pois aconteceu de forma virtual utilizando a ferramenta do stream yard e também por contar com a coordenação de todas as Alianças Municipais Espíritas ligadas ao 23o CRE - Conselho Regional Espírita. São elas: AME-Santa Rita do Sapucaí, AME- Ouro Fino, AME- Pouso Alegre e AME- Itajubá, com o apoio do CRESUL-MG (Comissão Regional Espírita do Sul de Minas, formada pelos 6 CRE da região).


O evento teve início às 10 horas da manhã com as palavras de abertura do presidente da AME - Santa Rita do Sapucaí Mário Borsato, e do presidente do 23
o CRE Vladas Urbanavícius Jr., que proferiu a prece inicial.

Mário apresentou as convidadas Alessandra (Leca) Castro e Daysi Franca de Belo Horizonte para realizar suas reflexões com o tema: a Comunicação Espírita na atualidade.

As palestrantes são coordenadoras da Área de Comunicação Social Espírita da UEM - União Espírita Mineira. Em sua apresentação elas enfatizaram que o isolamento social, devido à pandemia do corona vírus, tem sido uma excelente oportunidade de se expandir a divulgação do Espiritismo. Pessoas que não tinham acesso a uma Casa Espírita agora estão tendo a oportunidade de assistir a um estudo em sua própria casa, via internet. Casas que não tinham o hábito de expor seus trabalhos, agora estão tendo que se adaptar a essa nova modalidade. Falaram também sobre a importância da área que coordenam, que realizam três funções básicas: evangelizadora, integradora e a midiática, sempre visando a união dos espíritas e a unificação de propósitos e trabalho.


Após o intervalo do almoço, o evento reiniciou às 14h com o presidente da AME-Pouso Alegre Marcelo Pedro convidando o palestrante Daniel Guarda de Pouso Alegre que falou sobre “
o papel do espiritismo na regeneração da humanidade”. Em sua reflexão destacou que “o progresso intelectual causa o bem estar material, mas ele é impotente para regenerar a humanidade” segundo o que dizem os Espíritos da codificação. Ele lembrou a todos quanto à responsabilidade do Espírita ser atuante dentro do Movimento Espírita, no centro espírita e na sociedade. Para ele a geração nova estará mais ligada aos aspectos espirituais ao contrário da geração que está se despedindo, nessa transição planetária.

Em seguida o presidente da AME-Ouro Fino Carlos Alberto M. Bertozzi apresentou o palestrante Marcos Vinícius Siqueira que falou sobre Bioética e Espiritismo.


Às 18h o presidente da AME de Juiz de Fora Emanoel de Castro Antunes Felicio foi entrevistado pelo CRESUL-MG sendo representado pelo Roberto do 22o CRE e Vladas Urbanavícius do 23o CRE. Ele começou dizendo que o momento atual exige solidariedade entre os Espíritas e entre as Instituições Espíritas. Ele apresentou o Centro Espírita em relação aos órgãos de Unificação (CEM, AME, COFEMG, UEM, CFN, FEB). Todos os órgãos trabalham com um só objetivo: possibilitar um bom funcionamento do Centro Espírita, sem hierarquia ou subordinação e sim com colaboração e integração em prol da Doutrina Espírita. Ele levantou as seguintes questões para os ouvintes: Eu participo do Movimento Espírita? Eu divulgo o Movimento Espírita? Como? Alertou também que a Casa não pode ser maior do que a Causa (Espírita). Deve-se evitar a cultura isolacionista, departamentalizada, cada um cuidando apenas do seu espaço e não se integrando aos demais. Onde acontece o Movimento Espírita é na Casa Espírita, a função dos órgãos federativos é apoiá-la e cada Casa Espírita ter como lema: Trabalho, Solidariedade e Tolerância para que se fortaleçam.


Finalizando o evento Carlos Gomes, vice-presidente da AME- Itajubá apresentou o palestrante de Belo Horizonte José Márcio de Almeida que falou sobre
Movimento Espírita e Fraternidade. Ele realizou reflexões “provocativas” com o intuito de fazer pensar, apresentando a sua abordagem sobre 3 temas: a descaracterização da Casa Espírita, a elitização do Movimento Espírita e uma espetacularização de eventos espíritas. Disse também que a Casa Espírita precisa abraçar, acolher seus trabalhadores. O evento foi encerrado às 20h com uma prece proferida por Carlos Gomes.

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas