A FRATERNIDADE E O MOVIMENTO ESPÍRITA



Mais uma vez pelo quarto ano seguido a Aliança Municipal Espírita de Santa Rita do Sapucaí, apoiada pelo 23º CRE – Conselho Regional Espírita realizou o IV SETESM – Seminário de Ética e Espiritualidade do Sul de Minas, com o tema “a fraternidade e o movimento espírita”.
Esse evento tem por objetivo reunir Espíritas e simpatizantes para discutir questões concernentes ao Movimento Espírita com base na ética, pautada no Evangelho de Jesus e no estudo das obras de Allan Kardec.
Esse ano o evento foi realizado de forma itinerante, começando na quinta-feira, dia 29/08/19 na cidade de São Gonçalo do Sapucaí, quando o palestrante Rafael Lavarini da cidade de Sete Lagoas proferiu sua palestra com o tema “as bem-aventuranças” no Centro Espírita Cairbar Schutel.

Na sexta-feira dia 30/08/19 Rafael apresentou a palestra “A primeira carta de Paulo aos Gálatas” na cidade de Pouso Alegre, no Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Alexandre.

No sábado 31/08/19 o SETESM aconteceu durante todo o dia na cidade de Santa Rita do Sapucaí reunindo mais de 50 pessoas no Centro Espírita Amor e Caridade.
Hermínia (presidente do C. E. Amor e Caridade), Reinaldo (presidente do 25 CRE) e Vladas (presidente do 23 CRE)
O primeiro palestrante da manhã foi Reinaldo Oscar do Centro Espírita Aura Celeste da cidade de São Lourenço, falando sobre os desafios da Unificação em nosso Movimento Espírita.

Pautado no Evangelho de João, Reinaldo lembrou a todos que Jesus, ao questionar Pedro sobre o seu amor por ele, estava também questionando a todos nós e, ao respondermos afirmativamente devemos, tanto quanto Pedro, apascentar as suas ovelhas. 
Em seguida Rafael Lavarini de Sete Lagoas apresentou sua palestra exaltando a todos a se unirem em um trabalho social, conforme acontecia na Casa do Caminho administrada por Simão Pedro e tão bem conhecida pelos Espíritas através da obra de Chico/Emmanuel, Paulo e Estêvão.

Rafael lembrou a todos que o trabalho na Casa Espírita começa no acolhimento, no recebimento das pessoas que batem à porta e que precisam ser ouvidas. Após atender às primeiras necessidades, apresentar o Evangelho para essas pessoas e, com essa base, permitir com que elas caminhem com as próprias pernas.
Após as duas palestras houve um debate com os palestrantes respondendo perguntas do público presente.

Estiveram presentes representantes das cidades de Itajubá, Ouro Fino, Pouso Alegre, Cachoeira de Minas, São Gonçalo do Sapucaí, Careaçu, além de Santa Rita do Sapucaí.

Após o almoço houve a apresentação do coro do Núcleo Espírita Nosso Lar de Santa Rita do Sapucaí, com músicas espíritas edificantes, mantendo a harmonia do ambiente.

Logo em seguida Ana Guimarães do Rio de Janeiro apresentou sua palestra questionando a todos sobre a razão de se ser cristão. É preciso ser Espírita convicto, ter sinceridade no que se prega, certeza do que se ensina e, principalmente, a vivência de seus postulados.

Finalizando, Vitor José de Maceió apresentou a palestra sobre os trabalhadores da última hora, que tem como compromisso trazer à sociedade o Cristo, através dos próprios atos.
Vitor discorreu sobre os itens de O Evangelho de Mateus dizendo que Jesus é a voz do absoluto soprando no relativo. Exortou a todos a serem servos, escravos e serviçais de Deus. É preciso sentir a felicidade de servir a Deus, esse é o pagamento aos trabalhadores da última hora, na parábola de Jesus. Pois a graça do trabalho é a própria prática do trabalho.

No final, houve a oportunidade de se responder as perguntas do público presente. Vitor José fez a prece final, encerrando o evento.

Às 20 horas desse mesmo dia Vitor José apresentou outra palestra no Núcleo Espírita Nosso Lar com o tema “o Espiritismo e a Pós Modernidade”.

No domingo 1º de setembro foi a vez de Itajubá receber os palestrantes Rafael Lavarini falando sobre Maria de Nazaré – a grandeza espiritual da mãe de Jesus e Vitor José alertando sobre a pós-modernidade e o adoecimento da sociedade. As palestras aconteceram no Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade na parte da manhã.

Segundo Lavarine, a maior mensagem de Maria foi a mensagem da família. É preciso entender essa mensagem voltando-se, em primeiro lugar, para o seu lar e para os seus.

Vitor José lembrou a todos que Jesus é a primavera de nossas almas, Ele tem o aroma que nos envolve. Jesus é a expressão mais próxima de Deus a que já tivemos acesso. O Cristo é o centro da nossa essência. O cristão precisa ter “passos diferentes” na sociedade e seu alvo ser a conquista sobre si mesmo. É hora de se diminuir o ego para que a Doutrina cresça. A vida pede passagem.

Ainda no domingo às 20 horas no Centro Espírita Vinhas do Senhor em Pouso Alegre, Vitor José falou sobre “a paz do seareiro cristão e a globalização” encerrando o IV SETESM com a certeza de mais um evento de sucesso em nome da Doutrina Espírita, em nome de Jesus.

São eventos como esse que comprovam a possibilidade de se reunir espíritas em prol de uma causa mais nobre, a caridade, visando à sua transformação moral. A sensação de se estar em lugares assim, com irmãos de ideal encarnados e desencarnados, num clima fraterno é indizível, só participando para saber. 
Representantes das AME's de Itajubá,Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre

São eventos imperdíveis e que continuarão acontecendo, em nome de Jesus, oportunizando, cada vez mais a união, a unificação a movimentação Espírita. Nossos agradecimentos a todos que participaram de uma forma ou de outra para que o evento acontecesse.




Comentários

Postagens mais visitadas