14º CIEM CURSO INTENSIVO DE ESTUDO DA MEDIUNIDADE

Por iniciativa do LEMA (Lar Espírita Mãos de Amor) de Santa Rita do Sapucaí tem sido realizado alguns cursos rápidos, de quatro horas, em finais de semana em diferentes centros espíritas da região.
No dia 28 de janeiro de 2018 aconteceu o 14º CIEM – Curso Intensivo de Estudo da Mediunidade, dessa vez em Itajubá, na sede do Núcleo Espírita Fraternidade e Amor (NEFA).
Na oportunidade participaram, além dos médiuns da Casa, alguns representantes do CEFEC – Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade, de Itajubá, do NEHC - Núcleo Espírita Humberto de Campos, da cidade de Pedralva, do FECLUZ – Fraternidade Espírita Caminhos de Luz, da cidade de Cristina e do GEEAK - Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec, de Brazópolis. Representantes da AME-Itajubá, e do 23º CRE (Conselho Regional Espírita) também estiveram presentes.
Esses cursos são baseados tão somente em O Livro dos Médiuns, codificado por Allan Kardec. São escolhidos alguns assuntos para discussão em cada encontro. No 14º CIEM foram selecionados os capítulos XVI, XVII, XIX e XX.
O capítulo XVI – Médiuns Especiais, foi apresentado pelo confrade Odair Pereira Manuel Jr. (CEFEC) dando ênfase ao quadro sinótico das diferentes variedades de médiuns. 



Em seguida a companheira Alessandra Lemos (CEFEC) apresentou o capítulo XVII – Formação dos Médiuns, destacando o item desenvolvimento da mediunidade. 


Logo após o confrade Edmilson Marmo Moreira (NEFA) expôs resumidamente o capítulo XIX – Papel do Médium nas Comunicações Espíritas.


Por último Carlos Gomes (NEFA) apresentou o capítulo XX – Influência Moral do Médium, enfatizando o comportamento do (a) médium, principalmente fora da Casa Espírita.


Após as apresentações, de 30 minutos cada, foi realizada uma mesa redonda, quando os expositores responderam perguntas dos presentes, com uma edificante e fraterna discussão.


Com um público próximo a 30 pessoas a tarde transcorreu de forma fraterna, harmônica e com enriquecimento, tanto da fraternidade, quanto do aprendizado.



O que fica desses cursos é o quanto cada espírita deve cuidar de sua formação, mormente os (as) médiuns, para dar subsídios aos Espíritos comunicantes, formando uma base sólida, tanto no aspecto intelectual, quanto e principalmente, no aspecto moral.

O 23º CRE fica sempre à disposição em levar o projeto CIEM aos centros espíritas da região que o solicitarem.

Cristiana Bustamante (Pedralva) lendo mensagem de abertura
Odair Pereira Manuel Jr (CEFEC)
Alessandra Lemos (CEFEC)


Edmilson Marmo Moreira (NEFA)


Carlos Gomes (NEFA)

Equipe de Expositores do 14o CIEM










































Comentários

Postagens mais visitadas