II SETESM

ÉTICA E ESPIRITUALIDADE

Ética, segundo a filosofia, é muito mais do que a questão da moral e dos bons costumes, é a busca de uma fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver, a busca do melhor estilo de vida.
O Espiritismo na sua filosofia, fundamentada pela ciência e vivenciada na pauta do Evangelho de Jesus tem essa proposta ética. Sob a orientação de que “fora da caridade não há salvação” e de que só a instrução e o amor aproximam o homem do ser divino, vamos aprendendo a respirar a ética espírita.
Nesse sentido e com esse pensamento o Lar Espírita Mãos de Amor, Centro Espírita Amor e Caridade Santarritense (ambos de Santa Rita do Sapucaí) e o Núcleo Espírita Fraternidade e Amor (Itajubá) com o apoio do 23º CRE (Conselho Regional Espírita) realizaram neste dia 02 de setembro de 2017 o II SETESM (Seminário de Ética e Espiritualidade do Sul de Minas).
As dependências do Centro Espírita Amor e Caridade Santarritense (CEACS) serviram de cenário para o encontro de aproximadamente cem espíritas e simpatizantes da cidade e da região. Representantes do CRE de Santa Rita do Sapucaí, CRE de Caxambu, CRE de Poços de Caldas e de Pedro Leopoldo assim como os membros de vários Centros Espíritas, fizeram desse dia um dia para se alegrar por terem escolhido essa Doutrina.
O evento contou com palestrantes da cidade de São João Del Rei – Leonardo Marmo Moreira; de Pedro Leopoldo – John Harlei, de São Lourenço – Reinaldo Oscar, de Poços de Caldas – Marcia Prado e dos artistas: Fabiano Guimarães (músico de Itajubá) e Amanda Gomes (dançarina de São Paulo).
Leonardo com o tema “O Controle da Concordância Universal do Ensino dos Espíritos após Kardec” lembrou às pessoas presentes sobre a importância do tríplice aspecto da Doutrina, enfatizando a importância da ciência e de continuarmos pesquisando em nome do Espiritismo, fundamentando nossa fala nas obras de Allan Kardec e das subsidiárias de médiuns sérios.
Marcia com o “Estudo minucioso do Evangelho de Jesus” explicou a maneira de se realizar o Evangelho para que possamos nos “alimentar” de cada palavra dita e escrita por e sobre Jesus. Baseando-se na obra de Honório Abreu, Luz Imperecível, trouxe a luz do evangelho para o ambiente do encontro. E todos nós pudemos beber da água pura da fonte inexaurível de Jesus Cristo.
Reinaldo Oscar com o assunto “Mediunidade e Obsessão) despertou-nos para a questão da obsessão e dos Espíritos trevosos que se encontram na Terra e se infiltram principalmente nos centros Espíritas sérios que trabalham pelo bem. Alertou para a necessidade da vigilância, estudo e oração.
John Harley, na sua forma espontânea de ser, trouxe o tema “A Humanidade de Chico Xavier” apresentou fatos pitorescos sobre a sua convivência com Chico Xavier, relatando fatos reais de sua vida, na sua presença e confirmando o que não deixa dúvidas, a sua humildade constante e seu profundo amor pelo ser humano e por Cristo. Aproveitou para divulgar seus livros sobre o médium: o voo da garça e a trajetória da garça.
Os artistas presentes nos sensibilizaram a alma, como sói acontecer nos momentos de arte. Fabiano Guimarães, num primeiro momento, cantou músicas populares de autoria de Roberto Carlos falando de amigo, de Jesus e de como é preciso saber viver.  No segundo momento apresentou duas músicas do compositor espírita de Curitiba, Plínio Oliveira: “Sim para o amor” e “Anjo”. Amanda Gomes marejou os olhos dos expectadores apresentando uma coreografia de sua autoria denominada “o manto de Maria”, sob a música Ave Maria de Schubert.
No final do evento houve uma rodada de perguntas com discussões riquíssimas que contribuíram com o alto nível do evento.
A emoção é a resposta a esse evento. Mais uma vez o Espiritismo sai vencedor, Jesus brilha e todos nós ganhamos com isso, mais vida, mais esperança, mais vontade de trabalhar nessa Causa divina, estudando, criando laços fraternos, nos reformando interiormente, deixando nascer o “homem novo”, despedindo-nos, de vez,  do “homem velho”.





Abertura do Evento
Carlos Gomes (em pé), Hermínia (presidente do CEACS) Vladas Urbanavicius (presidente do CRE)
Leonardo Marmo Moreira

Palestrantes respondendo perguntas

John Harley

Reinaldo Oscar


Fabiano Guimarães

Amanda Gomes

Público presente

Márcia Prado





Comentários

  1. O encontro mostrou o cuidado com que foi estudado e realizado sob os auspícios das entidades participantes. Parabéns !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato Márcio. É o CRE em ação. Unidos somos mais fortes e resistentes. Abraço

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas